sábado, 23 de novembro de 2013

Entrevista com Renato C. Nonato


Para quem não sabe, hoje é o aniversário de 1 ano do livro Terras Metálicas. Em comemoração, o autor do livro concedeu-nos uma entrevista especial. Segue a entrevista...


1. Qual sua idade? Onde nasceu e onde mora?
R: Tenho 26 anos, nasci em São Bernardo dos Campos-SP, hoje moro parte do tempo em São Bernardo e parte do tempo em Campinas.

2. Qual seu(ua) escritor(a) preferido(a)? Você se inspirou em em alguma obra dele(a) para criar a sua?
R: Tenho vários, nacionais eu gosto muito do André Vianco e do Eduardo Spohr. Já internacionais eu gosto do James Dashner e do James Rollins. Claro que há outros e conforme eu me apaixono por um livro a lista sempre muda. Eu tentei fazer algo diferente do que já havia lido, se houve alguma inspiração ela foi subconsciente.

3. Existe a possibilidade de Terras Metálicas ter continuação?
R: E terá! Já estou terminando de escrever Terras Verdes, o segundo volume!

4. Como surgiu a ideia de criar um mundo futurista totalmente diferente do qual vivemos?
R: Eu queria escrever um conto sobre pessoas que viviam embaixo da terra por conta de uma catástrofe nuclear na superfície. Só que a história foi ganhando corpo, ganhando corpo e quando eu vi aquele conto curto virou um conto longo, e haviam tantas coisas ainda para colocar na história que ela acabou se tornando um livro.

5. Vários escritores costumam homenagear algumas pessoas dando seus nomes à personagens. Você homenageou alguém em Terras Metálicas?
R: Novamente, nada que tenha sido consciente. Minha única homenagem foi no Pangeia, que na verdade é uma bebida do livro, formado pela junção de duas outras bebidas, Laurásia e Gonduana. Para quem mexe com geologia sabe que Pangeia era o supercontinente da onde todos os continentes se derivam, e Laurásia e Gonduana são dois desses continentes. Eu achei muito legal a referência ^^

6. O livro apresenta cinco classes de pessoas: Túneis, Bios, Sibérios, Antenas e Exilados. Sendo que cada um tem sua habilidade específica (exceto os Exilados). Se você vivesse neste mundo fictício retratado na sua obra, à qual classe gostaria de participar?
R: Ai, ai, pergunta difícil, hein? Ia ser legal ter todas para falar a verdade, mas se tivesse que escolher mesmo eu ia preferir ser um Sibério, as possibilidades são infinitas!

7. Quanto tempo durou para o livro ser escrito e editado?
R: Desde a concepção foram 2 anos, mais 1 com os entraves editoriais.

8. Qual o recado que você deixa para os leitores do blog?
R: Muito obrigado por terem lido essa entrevista e conhecerem um pouco mais de mim e de Terras Metálicas! Foi um prazer estar com vocês!

Parabéns Renato, por um ano de sucesso... E muito obrigado por ter dado a honra de conceder essa entrevista. Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário